terça-feira, 31 de março de 2009

Ciclo ‘Retratos da America através dos Sons’

Mês de Abril

Horário: 21h00
Local: Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas

DIA 1 - ‘Através da Noite’ (Sweet and Lowdown ), Woody Allen, EUA,1999
Sinopse:
O filme de Woody Allen é uma biografia fantasiosa, misto de comédia e drama, de um lendário guitarrista de jazz, Emmet Ray, cuja existência se cruza com amantes, gangsters, músicos e o próprio sucesso, na cena do Jazz dos anos 30.Sean Penn interpreta o fictício génio musical que durante a Era do Swing estava na mó de cima, mas cuja vida privada andava sempre por baixo. Emmet ficou sempre na sombra do seu muito singular herói, o profundamente apaixonado Django Reinhardt.O filme de Woody Allen percorre os clubes nocturnos, os becos mais soturnos e os ramais do caminho de ferro da época de ouro do swing e do jazz, à medida que o destino de Emmet Ray o leva de New Jersey a Chicago, a Detroit e até aos holofotes de um estúdio de cinema de Hollywood.Um filme com Sean Penn (A Barreira Invisível), Anthony LaPaglia (Romance em Nova Iorque) e Uma Thurman (Os Vingadores).


INTÉRPRETES: Sean Penn, Anthony LaPaglia, Uma Thurman, Woody Allen, Ben Duncan, Daniel Okrent, Dan Moran, Tony Darrow, Chris Bauer, Constance Shulman, Kellie Overbey, Darryl Alan Reed.
Duração aproximada: 91minutos

+INFO sobre o realizador: http://pt.wikipedia.org/wiki/Woody_Allen


DIA 8 - ‘Standing in the Shadows of Motown’ ,Paul Justman, EUA, 2002

Sinopse: Os The Funk Brothers, banda que vendeu mais discos que os Rolling Stones, os Beach Boys e os Beatles juntos(!), aliam-se a músicos como Joan Osborne, Ben Harper, Shaka Khan, Bootsy Collins ou Gerald Levert, num magnífico Concerto/Documentário sobre o som Motown.
"Motown - Uma História" é um magnífico documentário musical que comemora os gloriosos 40 anos da célebre editora americana MOTOWN. Desde Detroit, de onde partiram à conquista do Mundo, ao som do jazz e dos blues, esta é uma excepcional e revivalista viagem ao original e único "som Motown", que marcou de forma decisiva a música da segunda metade do século XX. Aqui, os The Funk Brothers, banda que conquistou mais "hits" e vendeu mais discos que os Rolling Stones, os Beach Boys e os Beatles juntos (!), aliam-se a músicos como Joan Osborne, Ben Harper, Shaka Khan, Bootsy Collins, Gerald Levert, Meshell Ndegeocello, Montel Jordan e tantos outros, num misto de concerto e documental.Na sequência de outros documentários musicais como "The Filth and the Fury" e "Hype", que o Fantasporto lançou com grande êxito, "Motown — Uma História" reúne documentos fundamentais e inéditos para se perceber a ascensão deste som que rápidamente se transformaria em género musical, enquadrando este movimento na sua origem social e sobretudo proporcionando momentos inesquecíveis de música com interpretações ao vivo. Um filme que é um espectáculo para os olhos mas sobretudo para os ouvidos.

Duração aproximada: 101 Minutos

+INFO Sobre o Realizador: http://www.imdb.com/name/nm0433225/

DIA 15 - "Feel Like Going Home" de Martin Scorsese, EUA, 2003
Sinopse: Em busca da origem dos Blues, o realizador Martin Scorsese viaja com o músico Corey Harris, desde as plantações de algodão do Mississipi até às margens do rio Níger, no Mali, em África.Este documentário sobre as raízes dos Blues mostra-nos verdadeiras relíquias de arquivo bem como actuações de Corey Harris, Willie King, Taj Mahal, Keb'Mo', Otha Turner, Habib Koité, Salif Keita e Ali Fraka Toure.Scorsese explica "Eu sempre senti uma afinidade pela música dos Blues - A cultura e as histórias narradas através da música fascinam-me e impressionam-me bastante. Os Blues têm uma ressonância emocional muito forte e são, sem dúvida, os criadores da música popular americana".

Duração aproximada: 79 Minutos

+INFO Sobre o Realizador: http://pt.wikipedia.org/wiki/Martin_Scorsese (em Português)


DIA 29 - "Piano Blues" de Clint Eastwood, E.U.A, 2003


Sinopse: O realizador - e pianista - Clint Eastwood explora a sua paixão de toda a vida pelos Piano Blues, usando um tesouro de actuações históricas e raras, assim como também entrevistas e actuações de lendas vivas, tais como, Fats Domino e Dr. John e o eterno Ray Charles.Piano Blues é composto por entrevistas e actuações de Ray Charles, Dr. John, Marcia Ball, Pinetop Perkins, Dave Brubeck, Jay Mcshann, entre outros; inclui também imagens de arquivo de actuações de Ray Charles, Ottis Span, Art Tatum, Albert Lammons, Pete Johnson, Jay Mcshann, Big Joe Turner, Oscar Peterson, Nat King Cole, Martha Davis, Fats Domino, Prof. Longhair, Charles Brown e Duke Ellington, entre outros.Eastwood explica: " Os Blues fizeram sempre parte da minha vida musical e o piano teve sempre um lugar especial. Tudo começou quando a minha mãe trouxe para casa todos os discos de Fats' Waller. A música teve sempre lugar nos meus filmes, mas o documentário Piano Blues deu-me a hipótese de fazer um filme mais directamente relacionado com o tema "música", do que qualquer outro filme que tenha feito ao longo da minha carreira."


Elenco: Marcia Ball, Dave Brubeck, Ray Charles, Jay McShann, Pinetop Perkins, Nick Cave, Chester Burnett, Dr. Louis Cannonball Cantor, Eric Clapton e entre outros.

Duração aproximada de : 85 minutos

+INFO sobre o Realizador em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Clint_Eastwood

Sem comentários:

Enviar um comentário